terça-feira, 3 de agosto de 2021

Diário de bordo aliado a prática docente

Por: Estefânia Alves Konrad

A seguir apresento o diário de bordo (na íntegra) produzido por Valdoir Campelo, durante o pré estágio do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas no primeiro semestre do ano de 2021. É importante destacar que toda a documentação aconteceu de forma remota, em decorrência da Covid-19. A escrita foi um dos componentes avaliativos da disciplina e esta foi a versão encaminhada para as professoras orientadoras do pré estágio.


O Diário de Pré Estágio – EAD na EJA

Valdoir Campelo

Por meio do movimento que se formou entre os estudantes do curso de Pedagogia noturno e diurno, organizando reuniões atas e uma participação ativa entre as reuniões de departamento de ensino e colaboração das professoras orientadoras. No ano de 2021 o departamento de educação e a FaE (faculdade de educação) da UFPEL, concederam que a turma de 2016/1 e 2016/2, obtivessem liberação para planejarem e executarem o processo de Pré Estágio. Sendo assim ficou decidido que estudantes do oitavo semestre diurno e noturno poderiam realizar seu Pré Estágio, classificando-os como os (as) primeiros (as) estudantes da história da Pedagogia da UFPEL a realizarem estágios de forma remota em meio à uma pandemia.

         Nesse diário buscarei trazer questões pontuais da vivência como estudante em pré estágio no sistema remoto nas classes de EJA.

Angústias na procura por escolas.

         Após ás matrículas serem confirmadas e as turmas estarem organizadas deu-se o processo de busca de escolas para a realização do pré estágio nas turmas de alfabetização em EJA, podendo os estudantes realizarem os pré estágios nas suas cidades apesar da grande maioria habitarem na cidade de Pelotas, os demais poderiam realizar em suas cidades onde moram. Podendo então procurar por essas classes, em escolas municipais e estaduais, foi então que ao procurar por classes de alfabetização na EJA em escolas estaduais que descobriu-se os estado optou por não liberar essa primeira etapa para essas escolas e deixando para as escolas municipais ofertarem essas classes. Porém nem todas as cidades possuem estruturas pedagógica para ofertarem mais turmas como já estruturadas antes da pandemia. Como uma das primeiras barreiras se tornando a não oferta dessas classes pelo Estado e a falta de estruturam de algumas escolas municipais, a procura começou a se restringir à escolas entorno da cidade de Pelotas.

         Com a lista em mãos, a procura começou apenas pelas escolas municipais pela cidade de Pelotas, Morro Redondo e Capão do Leão. Em meio a essa procura a turma em um grupo de WhatsApp, começaram a criar uma nova lista onde ficariam compreendido as escola municipais que não ofertariam a primeira etapa de EJA ou não estariam aceitando estagiários(as). Com essa lista crescendo a cada vez que se aumentava a procura, também aumentavam as angústias, pois havia um prazo para que todos (as) estudantes tivesse uma escola já confirmada. Mas o que prevalecia no grupo era uma vontade imensa de ajudar e colaborar para que todo o grupo conseguisse essas escolas, quem já tinha escola continuava a procura por meio de ligações ou emails para outras escolas na intenção de ajudar. Também contou-se com a enorme ajuda da nossa orientadora Professora Heloisa Duval que não só corria com a parte burocrática como com seus áudio sempre positivo colocando toda a turma para cima.

A Escola

         Após tantas escolas falarem não, uma escola na cidade de Capão do LeãoRio Grande do Sul, mais precisamente no Jardim América. Nos acolheu, porém ainda dependendo da resposta da SMECD (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto). Tendo o retorno deles poderíamos da início as observações. Com as negociações entre a Escola a Orientadora e SMECD, puderam chegar ao acordo que liberariam para estágio a partir do momento que toda a documentação estivesse pronta, com esses documentos já finalizados e entregues, a escola está garantida e confirmada nossa presença como observação para o Pré estagio de Docência.

          A Escola Elberto Madruga é uma escola de educação infantil e ensino fundamental I e II, atendendo aos três turnos.  A escola atende cerca de 42 turmas entre os três turnos.

Mais informações https://www.escol.as/244220-prefeito-elberto-madruga

Os primeiros contatos com a Escola

Para os primeiros contatos com foi criado um grupo no WhatsApp, onde estão como participantes, os Pré estagiários, à orientadora, o Diretor e a Professora titular da turma.

O pré estágio a princípio está marcado para o início de Maio de 2021. Já pensando em me aproximar da turma e da escola no dia 19 de Abril, fui de encontro a alguns contatos que me levaram a professora titular da turma. Buscando conhecer a professora, sua maneira de trabalho. No primeiro contato com a professora, comecei me apresentando e falando a ela se o diretor da escola havia comentado sobre a futura parceria e sobre o meu desejo de realizar meu pré estágio em EJA. Foi então que ela me disse que não havia sido informada de nada sobre o assunto.  Ao saber a qual o diretor não teria comentado nada, me deixou seriamente preocupado, felicidade a minha quando no decorrer da conversa a professora se mostrou muito solicita a ajudar. E me confirmando que ela teria as turmas de primeira etapa da EJA que correspondem do 1° ano ao 5° ano do ensino fundamental. Por enquanto no momento estamos aguardando ao dia 1° de Maio quando será a data de liberação para começarmos as observações e a preparação para o próximo semestre.

A reunião

Quinta – Feira dia 29 de Abril, foi realizado uma reunião onde esteve presente a Coordenadora da EJA – Dina , Professora Titular – Cleonir, Professora Orientadora – Heloisa e os Pré Estagiários Claudia e Valdoir.

Nesta reunião fomos muito bem recebidos e acolhidos, tanto pela Coordenadora quanto pela Professora titular. Também puderam esclarecer o modo de trabalho realizado com as turmas de EJA durante esse momento de pandemia onde o ensino é praticamente todo remoto. Pudemos ficar a par da situação em que se encontra as atividades, tendo acesso ao material com os códigos da BNCC organizado pelas professoras de EJA, junto com os planos de ensino e com a folha de chamada, a Coordenadora informou á nós que as atividades e os planos de ensino são enviados a cada quinze dias, sendo sempre na segunda – feira ou na terça caso segunda – feira seja feriado . Ficou concordado então que nós Pré Estagiários, iríamos  realizar os planos de aula e de ensino para o dia 04 de Maio.

Os  Primeiros Planos de Aula

 Quando fomos fazer o nosso primeiro plano de aula, notamos que a Professora Titular não havia nos deixado a par de que ponto ela havia parado para darmos continuidade. Foi então que perguntamos nos grupo, como a professora nesse momento não se encontrava online. A Coordenadora nos lançou uma proposta de analisarmos todas as atividades já postadas no grupo da escola e a partir daí prepararmos uma revisão para os estudantes, que até então a SMECD estava solicitando para aqueles que ainda não estaria em contato antes poderia retomar as atividades propostas anteriormente.

Ao começarmos a realizar os planos de atividades Claudia acabou por ficar com – Português T1, T2 e T3 e História T1, T2 e T3. E eu fiquei com – Matemática T1, T2 e T3 e Ciências T1, T2 e T3.

Até o momento antes de planejarmos haviam sido 4 postagens de cada totalidade sendo nos dias 1 e 16 de Março e 05 e 19 de Abril. Já que fomos fazer uma revisão dos conteúdos já apresentados, fui olhar e ler um a um para poder então fazer um apanhado. E notei que algumas atividades se encontram em compassos diferentes sem uma sequência lógica. Pensado no que foi analisado podemos a partir desse ponto começar reestruturar uma sequência de atividades. Acredito que isso não tenha sido intencional, porque a professora titular havia me ligado e comentou que antes da Pandemia ela trabalhava apenas com as totalidades 4 e 5. E que com o ensino remoto a Professora que trabalhava com as totalidades 1, 2 e 3 acabou sendo designada para outra escola, ficando a atual Professora assumindo as 5 totalidades.

Pós Primeiras atividades

         Após o a entrega dos materiais, a Professora titular corrigiu as atividades nos dando um retorno. Com o retorno descobrimos que também faríamos as postagens no grupo do Faceboock onde é estritamente direcionado a esses estudantes.

Com as atividades postadas, partimos para a segunda etapa, onde deveríamos entregar uma devolutiva em formato de planos de aula e o preenchimento do diário de classe que se encontra no verso da chamada, identificando as atividades e conteúdos realizados na quinzena apresentada. Para que a escola entregue para a SMECD ao final do semestre ou quando solicitado pela mesma. Durante essa escrita no preenchimento das atividades, houve um pouco de desentendimento quanto aos nomes dos documentos. Que foi esclarecido quando a professora titular enviou uma de suas devolutivas, podendo assim esclarecer os pontos que estavam se desencontrando.

Segundo Plano de Aula

No dia 17 de Abril foram postadas as atividades da segunda quinzena do mês de abril. Planos esses que foram nossos segundo planejamento em para as turmas de Totalidades 1, 2 e 3 da EJA.  Nas primeiras atividades, acabamos por realizarmos revisões das atividades realizadas anteriormente, essas atividades colaboraram para que pudéssemos estar mais a par do nível em que está sendo trabalhado pela professora titular.

Para essas atividades, a professora disponibilizou áreas de conteúdos respectivos a cada disciplina. Colaborando assim para o desenvolvimento das atividades nas atividades da segunda quinzena do mês de abril.

Percepção com relação a coordenação

Pudemos perceber que a coordenação se pôs distante as atividades após a entrega da primeira semana, voltando a entrar em contato apenas um dia antes da entrega da segunda semana de atividades. O que deixou a ser notado certa confiança aos estagiários e ao mesmo tempo deixando claro uma carga de responsabilidade á estagiários.

Terceiro Planejamento 31/05/2021

Nesse planejamento percebemos que alguns conteúdos se tornava inviável neste modelo de ensino, lembrando que as atividades no modelo atual em que os estudantes recebem as atividades com impressões. Entre outras dificuldades encontramos a redução de material como tinta para impressão e folhas A4. Nesta entrega de atividades, foram enviados à professora e a coordenação as atividades, chamadas (diários de classe) e planos de ensino.

Devolutivas

Segundo a coordenação da escola, quando os estudantes devolvem as atividades respondidas, esses materiais são postos em sacos plásticos e tem que ficar por lá no mínimo de 15 dias. Porém a coordenadora só vai a escola uma vez por mês para fazer as impressões. Como a professora titular e a coordenadora são do grupo de risco, ficam isentas de comparecerem presencialmente na escola.

Essas questões acabam por dificultar o trabalho de planejamento, não tendo como saber qual nível de dificuldade em que se encontram estes e estas estudantes.

QUARTO PLANEJAMENTO 14/06/2021

Antes de começar a planejar as atividades, para a segunda quinzena de Junho, tivemos retorno da mãe de um estudante. Onde ela informou que as atividades estavam muito difíceis. Pensando nisso, nas horas de planejar essas atividades, optei por não revisar já que as revisões ficarão para a primeira quinzena de julho uma vez que as aulas encerraram dia 16 de julho.

Sendo assim trouxe para as atividades, um reforço nas atividades de matemática nas três totalidades. Busquei nessa semana trazer a questão ambiental nas atividades de ciências.

ALGUMAS PERCEPÇÕES

Notei pessoalmente que os retornos da coordenação e da professora titular com nós em relação às atividades foi diminuindo a cada quinzena entregue de atividades. Olhando por um lado essa questão de cobrança pode ter diminuído com a confiança e qualidade de matérias entregues.

QUINTO PLANEJAMENTO 28/06/2021

No quinto planejamento e ultimo do primeiro semestre o qual tem encerramento no dia 16 de Julho de 2021. Esse planejamento tem como base uma revisão, onde englobou o conteúdo trabalhado durante as aulas remotas.

No dia 23 de julho houve uma reunião onde estavam presentes a senhora Dina coordenadora da escola, Cleonir a Professora titular, pré estagiária Claudia e pré estagiário Valdoir. A reunião teve o intuito de discutir sobre o cancelamento de estudante que não buscaram nem retornaram com as atividades, outro ponto de pauta foi a apresentação de uma nova atividade, os conceitos de cada aluno das turmas de EJA que se destinou a realização pelos Pré Estagiários, uma vez que os mesmos realizaram as atividades durante o semestre.

Após a reunião, a coordenadora enviou para nós alguns modelos de conceitos para que pudéssemos ter um ponto de partida.

Entrando em contato com os estudantes via ligação/whatsapp

Na totalidade 1, 2 e 3, tem um total de 6 alunos. Dessa forma dividindo os contatos entre os dois pré estagiário.

Com os contatos que fiquei, nenhum deles obtive retorno. Esse contato foi feito por ligação e via whatsapp.

A Dupla

O Pré Estágio de Docência a assim como o Estágio de Regência ou Estágio Final, pode ser realizado em formato individual assim bem como em dupla. Podendo ser realizado em trios se a situação de ofertas em escolas para estágio forem generosas. Neste momento em especial o estágio será realizado em dupla. Essa dupla se formou após a oferta de estágios diminuírem, em uma das disciplinas do 8° semestre que acompanha as disciplinas de pré estágio é a PTFC - Preparação para Trabalho Final de Curso. Geralmente essa disciplina caminha junto ás outras, porém na situação atual deu-se em tempos diferentes, fazendo com que essa disciplina tenha sido ofertada antes das demais. Sendo assim cada um dos estagiários e estagiárias dessa dupla preparou um pré projeto.

Claudia – O que facilita o aprendizado do aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Valdoir - A Fotografia e o Tempo – Diário para Recordar

Alfabetização coletiva.

Avaliação dos contextos

Durante a pandemia pudemos perceber que ainda há professores e professoras perdidas quanto a tecnologia e sobre o excesso de trabalho, quanto a planejamentos e entrega de materiais. Sinto que quando entramos como estagiários, tanto a coordenação quanto a professora titular acabaram por enxergar em nós um gás para que possam ajudar e auxiliar nas atividades escolares e em uma maneira de cativar e resgatar os estudantes que andam sumidos. Até certo ponto esse é nosso trabalho para além de observar. A questão é que em alguns momentos vou percebendo que acabam por jogarem muita responsabilidade, quando ainda estamos no pré estágio.

Acredito que isso possa estar acontecendo devido á grande carga horária em que se encontram.

Chegando ao final do semestre é possível olhar para tudo que houve durante as pesquisas e formulações de atividades. E fazer um processo reflexivo e observar os pontos negativos e positivos que caminharam junto com o decorrer das quinzenas em que eram realizadas as atividades, preenchendo os planos de ensino e os diários de classe (chamadas).

Uma das questões que se tornaram pertinentes durante as formulações das atividades, foi a falta de conteúdo. O que por um outro lado, fez com que os pré estagiários desenvolvessem atividades com uma relação mais contextual com o município onde estão localizados (as) esses estudantes, ou seja, pararam para ter um olhar mais aproximado para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário